segunda-feira, 2 de julho de 2012

Muay thai...

Ir para: navegação, pesquisa
Muay thai
Lutador executando um circular.
Informação geral
Prática Esporte de combate
Foco Golpes
Dureza Contato pleno
Outras informações
Esporte olímpico Não
Linha do tempo das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais
Muay thai (em tailandês: มวยไทย; RTGS: muai thai; AFI[muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. boxe tailandês) é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. [1][2] Esta arte marcial é conhecida como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e está associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.[3] O Muay Thai foi desenvolvido há mais de mil anos, e é hoje considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Uma luta que além de praticar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é considerada uma das artes marciais que que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muay Thai desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das Associações e Confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas. Embora ultimamente essas regras estejam cada vez mais em evidência.
Hoje em dia o Muay Thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto nacional mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no Muay Boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de "Chupasart". Esta arte deu origem ao atual Muay Thai e Krabi Krabong.[4] Hoje em dia, o Muay Thai é geralmente considerado um desporte radical, que favorece a realização de apostas com ênfase no sudoeste asiático.[5]

Índice

História

O Muay Thai, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é também frequentemente denominado de Boxe Tailandês. Sendo uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.200 anos de idade, a origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, contudo a teoria considerada a mais credível pela maioria dos Mestres de Muay Thai assim com por vários historiadores Tailandeses fundamenta que a origem do seu povo encontra-se na província de Yunnan, nas margens do rio Yangtzé na China Central. Há várias gerações atrás, eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até ao seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram vários ataques de bandidos, de Senhores Feudais Chineses, de animais, sendo que também foram cometidos de inúmeras doenças. Para se protegerem, com o intuito de formarem as suas milícias, os siameses criaram um método de luta chamado "Chupasart", apartir da sintetização de várias técnicas de combate das tribos que comunham o povo tailandês. Este método de luta e auto-defesa, eminentemente de influência militar, fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. O treino do "Chupasart", era frequentemente o principio para a ocorrência de acidentes que originávam, por vezes, graves ferimentos aos praticantes. Assim, com o propósito de reduzir essas mesma estorpiações, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Muay Thai.
No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal tendo em conta a origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, foi-se modificando e transformou-se no estilo de luta que é hoje. Em muitos períodos da história tailandesa o Muay Thai era bastante popular entre os tailandeses, principalmente no período do rei Pra Chao Sua mais conhecido por "Rei Tigre". O rei teria sido um dos maiores lutadores de Muay Thai de toda a história. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas. Outro grande lutador de Muay Thai foi o Nhai Khon Tom. Segundo a lenda ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado reflectiu-se na vitória e subsequentemente na obtenção da liberdade após vencer seguidamente 12 desses lutadores.
Até por volta de 1920 d.C. os lutadores não utilizavam luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Era simplesmente utilizado tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos. Alguns antigos treinadores falam que em algumas lutas, os combatentes faziam uso de cola e vidro moído nessas ataduras para ferir de forma mais eficaz o adversário. Contudo, isto não é totalmente confirmado pela maioria dos historiadores. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. As lutas não eram divididas por pesos assim como também não existiam intervalos durante as lutas, os lutadores lutavam até que um fosse nocauteado, sofresse uma grave lesão ou até a morte. As velhas regras do Muay Thai consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam assim como os ringues como conhecemos hoje. Mais tarde, foram aplicado rounds nos combates, que consistiam no uso de uma metade da casca de um coco, com um furo. Essa casca era colocada na água e aquando a sua total submersão era tocado um tambor que ditava o início do intervalo de tempo e o fim do round. Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920 d.C., algumas regras de boxe inglês foram adaptadas ao Muay Thai. Entre eles podem ser referidas, as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais. No entanto, várias particularidades restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos com o propósito de transmitira ritmo à luta. Dependendo da impetuosidade do combate, quando o entusiasmo não é o pretendido, os músicos aceleram o ritmo da sua música para a eficácia dos lutadores. Este conjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos de tambores, címbalos e flautas de "Java". Outra tradição mantida é o uso do Wai Kru, uma dança ritualística que serve para homenagear o treinador, os seus pais, a sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores do seu ginásio, os seus professores na escola, etc. Outra tradição que é mantida nesta impressionante arte marcial é o uso do Mongkon e da Praciat. O Mongkon é uma faixa que é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta sendo retirada posteriormente ao ritual do Wai Kru. A "Praciat" é uma corda trançada que é colocada num ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de protejer e não como graduação como é frequentemente considerado. As suas cores estão relacionadas com as preferências do lutador ou do treinador e não com a graduação do atleta. A "Praciat" não é retirada após o Wai Kru, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador durante toda a luta.
Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos". Por isso é muito comum ler-se em livros e revistas de Artes Marciais internacionais citações ao nome de alguns "campos" de Muay Thai. Na verdade, tratam-se de ginásios de Muay Thai. Na Tailândia a rotina de treino num ginásio é muito diferente da do ocidente. Os lutadores geralmente começam o seu treinamento com idades de aproximadamente 6 ou 7 anos. É frequente mudarem-se para o ginásio, instalando-se em alojamentos juntamente com outros lutadores. A parte do treinador é providenciar comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para se tornar no melhor, num verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre a um prémio em dinheiro. Este prémio é dividido entre o lutador e o seu treinador, pois a maior parte da quantia vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido a aposta de lutas, onde o treinador pode também apostar no seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro. Em toda a Tailândia existem milhares de campos de treino, cada campo é dirigido por um treinador principal, que conta com a ajuda dos seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Contudo, são frequentes os casos em que o treinador é o promotor do próprio ginásio.
Em Bangkok, atual capital da Tailândia existem dois grandes estádios, o Lumpinee e o Ratchadamnoen que concedem o desenrolar de lutas de Muay Thai. Cada um deles presenteia regularmente eventos de combate em dias diferenciados. Em alguns dias da semana, principalmente aos domingos, a televisão cinematografa os vários combates desta modalidade.
Na relação de países onde o Muay Thai é mais desenvolvido a classificação é apresentada do seguinte modo: em primeiro lugar vem à Tailândia, como não poderia deixar de ser, depois estão diversos países dos quais é difícil precisar uma ordem pois no exterior o Muay Thai tem-se desenvolvido muito invariavelmente. Desses países em que o Muay Thai é conhecido e praticado estão: Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, EUA, Portugal, Brasil, entre outros.[6]
Intervalo Para Recuperação

Muay Boran

Muay Thai Boran ou simplesmente Muay Boran é o pai da Arte Marcial conhecida mundialmente pelo nome de Muay Thai. O Muay Boran é um antigo estilo de luta tahilandesa de deu origem ao Muay Thai. Registros históricos revelam que a arte tem pelo menos 200 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente ao Reino do Sião (a Tailândia) a alguns milhares de anos atrás. Agora o nome Muay Boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de Muay Boran (como é exemplo o Muay Chaiya, Muay Korat, Muay Luang, etc). Cada nome significa a província de onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o Muay Boran significa o Muay Thai antigo. Este estilo ficou recentemente conhecido mundialmente através do filme Ong Bak protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de Muay Boran em combate, para além de técnicas aplicadas no Krabi-Krabong.[7]

Técnica

Técnica é a maneira pela qual uma habilidade é desempenhada. Técnica, na verdade, é o componente que claramente diferencia um atleta do outro, pois engloba todas as estruturas e os elementos técnicos em um movimento preciso e eficaz, por meio do qual um atleta realiza uma tarefa atlética. A técnica é uma sequência de movimentos baseados na Física e na Biomecânica. A preparação técnica objetiva aprender a técnica esportiva de forma racional. É um processo em longo prazo, sem interrupções. Ela deve ser sempre aperfeiçoada, dependendo muito da condição de preparação física. As técnicas do Muay Thai são consideradas pelos mestres desta Arte, das mais eficazes formas de combate sem elementos associados, seja sem armas brancas, porretes entre outros. Estas técnicas destacam o Muay Thai entre as outras formas de luta, os seus derivados (como o Kickboxing, full contact etc.). Esta arte tem técnicas de ataque e defesa, e é um tipo de arte marcial onde existe bastante atrito com o adversário.

Técnicas de defesa

O Muay Thai é uma arte de luta bastante particular na forma como profere os seus golpes, assim como as suas técnicas defensivas. Inicialmente a posição básica era ligeiramente diferente da atual uma vez que as proteções contribuíram em muito para essa mesma modificação. A posição antiga consistia numa colocação veemente e exagerada dos braços por forma a que a eficacia da respetiva defesa fosse melhor conseguida. As pernas eram mais refletidas e separadas, caraterísticas que podem ser olhadas no ancestral do Muay Thai, o Muay Boran.
A posição básica do Muay Thai é conseguida com o braço e a perna esquerda à frente, para quem é destro. O canhoto deve ficar com o braço e a perna direita à frente. As mãos devem ficar mais ou menos na altura das sobrancelhas, fechadas ou semifechadas. Os cotovelos devem ficar "para dentro",ou seja, mais encostados no corpo, sem contudo ser uma posição desagradável. A tranquilidade é muito importante para o praticante, não só na forma como dispõe a própria posição, como na atitude de ataque. As pernas ficam ligeiramente flexionadas não tanto quanto no Muay Thai tradicional e o pés não devem nunca ficar na mesma direção, ou seja em linha reta, mas sim mais ou menos considerados à largura dos ombros. O queixo não deve ficar "alto", mas sim quase encostado ao peito, por forma a que os obros o protejam. A técnica de defesa é, portanto, fundamentada nesta posição base para a proteção dos golpes do adversário. No entanto outros movimentos devem ser utilizados nomeadamente as esquivas dos respetivos golpes, ou o ato de desviar os golpes da direção inicialmente intencionada. Quando é desferido um low kick, uma das formas de protejer é flexionar na articulação do joelho e elevar a perna ao encontro do cotovelo do lado correspondente. Esta é uma das várias técnicas das quais o Muay Thai encontra a sua particularidade, embora muitas outras Artes marciais tenham empregue algumas destas como método de defesa. Algumas denominações de técnicas de defesa como os bloqueios, desvios, paradas com desvio, deslocações, projeções são regularmente utilizados em treino e combate.
Circular

Técnicas de pernas

Uma das principais armas do Muay Thai são os seus poderosos jogos de pernas. Estes golpes do Muay Thai são patenteados de um modo superficialmente diferente das demais artes marciais. Aliás, grande parte de outras artes marciais atualmente exequíveis basearam-se em algumas das técnicas do Muay Thai. No Muay Thai existe vários tipos de golpes de pernas que são utilizados, com são exemplo os seguintes:[8]
  • Empurrão (teep);
  • Circular (dteh tad ou round kick);
  • Frontal (dteh trong ou front kick);
  • Rotativo de calcanhar (spin back kick);
  • Lateral (side kick);
  • Low-kick ou Pontapé baixo;
  • Joelhada lateral(side knee);
  • Joelhada frontal (front knee);
  • Joelhada circular (Round House Knee);
  • Varrimentos simples (Sweep / Balayage);
  • Semi-Gancho (Hook Kick);
  • Rotativo Gancho (Round House Back Kick);
  • Varrimentos rotativos (Sweep Balayage);
  • Rotativo exterior (Out Side Kick);
  • Cima abaixo (Pontapé Descendente "Interior" ou "Exterior") (Axe Kick);
Como nos socos, antes da adoção das regras internacionais de boxe no Muay Thai, existiam outros tipos de chutes no Muay Thai, dos quais podem ser verificados nas raízes desta Arte marcial, como é exemplo o Muay Boran. Após a adoção das regras internacionais, o Muay Thai aprimorou as técnicas e por conseguinte os golpes de pernas.[9] O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode se ferir quando usa somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor a resistência e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.[10]

Técnica de braços

Esse é um dos temas mais polémicos do Muay Thai. Existe pequenos pormenores que ditam diferenças nos socos do Muay Thai em relação ao Kickboxing. A flexão dos braços emprega a pronação dos antebraços, ou seja, a rotação medial dos mesmos. Isto vai interferir na forma de golpear pois no Boxe, assim como no Kickboxing, é feita a supinação do antebraço, seja pois a rotação lateral deste, a partir da posição pronada, de modo que a palma da mão esteja voltada anteriormente. O método de treino dos socos é também uma diferença que se vai pronunciar igualmente no modo de desferi-los e aplicá-los em luta. Para um leigo, torna-se imperceptivel a distinta técnica utilizada no Muay Thai, contudo para quem entende realmente esta arte é fácil distinguir a forma como são desferidos os socos. São pequenos detalhes que na maioria das vezes não são perceptiveis. [11]
Existe várias formas de desferir golpes com os braços no Muay Thai:
Low Kick
  • Uppercut;
  • Direto (Jab);
    • Direto de esquerda (mhad trong sai);
    • Direto de direita (mhad trong kwa);
  • Cruzado (mhad taward ou cross);
  • Gancho (mhad suey ou Hook);
  • Cotovelo de baixo para cima (Defesa) (tad mala);
  • Cotovelo de cima para baixo 45º (Ataque) (sok tee);
  • Cotovelo de cima para baixo (Ataque) (sok sub);
  • Cotovelo lateral (Ataque) (sok tad);
  • Reverso de punho (Spinning back-fist);
  • Oblíquo (cara e tronco) (Hook);
  • Cotovelo Rotativo (Back Fist Elbow);
  • Rotativo Punho (Back Fist);
  • Gancho Descendente (Swing);
  • O movimento da Cobra; Essa é uma das técnicas mais bonitas do Muay-Thai com o movimento de uma cobra, ao receber um pontapé alto o lutador desvia-se para trás e volta golpeando o adversário com o direto.

O clinch

O clinch ou Plam como se diz na Tailândia é uma forma de livrar-se de uma eventual sequência de ataques desferidos pelo oponente, imobilizando os braços do mesmo adversário. No Muay Thai é comum o adversário ser agarrado ou puxado pelo membro superior (cabeça), para que lhe sejam desferidas joelhadas tanto no tórax quanto na cabeça, assim como cotoveladas. É normal os lutadores permanecerem um tempo relativamente superior às outras formas de luta, visto ser considerado também com um ataque ao oponente. O clinch pode durar entre 3 a 10 segundos. Este tempo é apenas considerado se os lutadores estiverem parados sem desenvolverem a ação pretendida. O Plam pode ser um ponto inicial para a projeção do adversário ao chão. Esta forma de ataque é frequentemente utilizada num combate de Muay Thai.

Outras técnicas

  • É permitido Agarrar as pernas" quando o oponente desfere um pontapé. A perna pode ser agarrada durante 3 segundos ou enquanto dois passo em frente podendo contratacar com as técnicas permitidas no Muay Thai.
  • Projeções são permitidas e significantes na pontuação, sendo que é atribuído uma pontuação por cada projeção bem conseguida.
  • Empurrar o adversário é um dos métodos mais eficazes para conseguir desequilibrar o oponente para consequentemente desferir golpes.
  • O Bloqueios são empregue para bloquear os low-kicks com a tíbia. Qualquer bloqueio bem efectuado permite que o esse mesmo golpe bloqueado seja considerado neutro.[12]

Pontos de ataque

  • Cabeça: frente e lado;
  • Tronco: frente e lado;
  • Pernas: frente, lado externo e interno, atrás;

Designações de diferentes técnicas do Muay Thai

Mae Mai Muay Thai

É considerado Mae Mai Muay Thai a um conjunto de técnicas do Muay Thai tradicional. Os principiantes de Muay Thai aprendem primeiramente estas técnicas antes do treinos de Look Mai Muay Thai, tratando-se de movimentos mais detalhados do desporto. Estas técnicas de ataque e defesa consistem em 15 movimentos, são eles: [13]
1. Salab Fan Pla
2. Paksa Waeg Rang
3. Chawa Sad Hok
4. Inao Thang Grit
5. Yo Khao Prasumaru
6. Ta Then Kham Fak
7. Mon Yan Lak
8. Pak Look Thoy
9. Jarakhe Fad Hang
10. Hak Nguang Aiyara
11. Naka Bid Hang
12. Viroon Hok Glab
13. Dab Chawala
14. Khuanyak Jab Ling
15. Hak Kor Erawan
[14]

Look Mai Muay Thai

Look Mai Muay Thai são os movimentos em série do Muay Thai tailandês. Look Muay são um conjunto de manobras básicas do Muay Thai, que derivam do Mae Mai Muay Thai. Esta divisão de técnicas apresenta sequências mais detalhadas de ataque e defesa. Antes de se iniciar o treino destes movimentos técnicos, o atleta deve possuir primeiramente a experiência do Mae Mai Muay Thai. As qualificações dos antigos treinadores de Muay Thai seguiam técnicas de Boxe Tailandês em 15 movimentos:[15]
1. Erawan Suey Nga
2. Batha Loob Pak
3. Khun Yak Pa Nang
4. Prarama Nao Sorn
5. Graisorn Kham Huai
6. Kwang Liew Lang
7. Hiran Muan Pan Din
8. Nak Mood Badan
9. Hanuman Thawai Waen
10. Yuan Thod Hae
11. Thayae Kham Sao
12. Hong Peek Hak
13. Sak Phuang Malai
14. Then Kwad Lan
15. Fan Look Buab
[16]

Kon Muay Thai

O Kon Muay é a nomenclatura dos movimentos (ataque, defesa, socos, cotovelos) do Muay Thai. A característica do uso seguindo os métodos de ataque e defesa define os estilos de cada escola. Cada local de ensino possui a sua característica particular, sendo que o Kon Muay é utilizado para distinguir cada estilo.
  • Kon Jujom' = ataque
  • Kon Kae Mad' = defesa
  • Kon Louko' = punhos
  • Kae Thao' = pés
  • Kon Kae Khao' = joelhos
  • Kon Kae Sok' = cotovelos
Cada designação acima referida representa um conjunto de técnicas de ataque e defesa existentes no Muay Thai.[17]

Cherng Muay

Cherng Muay é um método do utilização dos punhos, das pernas, dos joelhos e dos cotovelos enquanto a habilidade de defesa e ataque. Mr. Uthai Sindhusan dividiu o Cherng Muay em quatro métodos (4 Cherng):
  • Cherng Thao
  • Cherng Sok
  • Cherng Khao
  • Cherng Mad
[18]

Regras principais

O Muay Thai trata-se de um desporto de combate muito feroz e o seu domínio só está ao alcance dos melhores praticantes. Contudo, para ser praticado corretamente, é necessário que os seus atletas compreendam e interiorizem algumas regras fundamentais desta Arte Marcial.

Categorias de peso

  • Mosca Ligeiro – 48.080 kg
  • Mosca - 51.255 kg
  • Galo - 54.431 kg
  • Pena - 57.152 kg
  • Leve - 60.327 kg
  • Super Leve - 63.502 kg
  • Meio Médio Ligeiro - 67.131 kg
  • Meio Médio - 71.214 kg
  • Médio - 75.296 kg
  • Meio Pesado - 81.193 kg
  • Cruzador - 86.182 kg
  • Pesado - 91.172 kg
  • Super Pesado + 91.172 kg

Classes de atletas

Sendo que não exite uma graduação no Muay Thai original da Tailândia, o atletas são classificados do seguinte modo:
  • CLASSE I (Estreantes) - Atletas que nunca lutaram ou com no máximo uma (1) luta (permaneceram nessa classe os atletas que ainda não fizeram o segundo combate).
  • CLASSE C (Iniciantes) - Atletas que farão a segunda (2ª) luta e que tenham no máximo cinco (5) lutas, os combates poderão ser casados aleatoriamente.
  • CLASSE B (Intermediários) - Atletas que farão a sexta (6ª) luta e que tenham no máximo dez (10) lutas, os combates poderão ser casados aleatoriamente.
  • CLASSE A (Avançados) - Atletas que farão a décima primeira (11ª) luta, não existe limite máximo de lutas, os combates poderão ser casados aleatoriamente.[19]

O ringue

É o local onde se desenrola a ação e tem regras específicas no que diz respeito às suas dimensões. O tamanho de um ringue de combate pode ter um tamanho pequeno de 6 a 10 metros ou, um grande de 7 a 30 metros. As medidas são sempre contabilizadas a partir das cordas. O pavimento e os postes: O pavimento deve ter uma extensão mínima de 91 centímetros além das cordas. Os postes que se encontram nos cantos do ringue apresentam um diâmetro de 10 a 12,70 centímetros e devem estar sempre almofadados. A sua altura varia entre os 1,22 e 1,48 metros. O piso deve ser preenchido por qualquer tipo de amortecimento, como a borracha, tapete de borracha, ou algum material similar. A sua espessura varia entre os 2,5 e 3,7 centímetros. Por conseguinte, o preenchimento deve ser coberto com uma lona específica. As cordas: Um ringue tem quatro cordas e cada uma apresenta um diâmetro de 3 a 5 centímetros. Elas devem estar esticadas e são revestidas por um material macio e acolchoado. Existem medidas que regulamentam a distância das cordas. São elas: Na primeira corda, a distância entre o piso do ringue para a parte inferior da corda é de 46 centímetros; Na segunda corda a distância é de 76 centímetros; Na terceira é de 107 centímetros; A última corda deve distar 137 centímetros do chão do ringue. São exigidos pelo menos três conjuntos de degraus e a largura de cada um é de 1,07 metros.

Nocaute

O Nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba o seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o árbitro pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, onde a vítima é eliminada. Num combate com a ocorrência de 3 knock downs consecutivos do mesmo atleta, o árbitro pode encerrá-o seguidamente.
Combate (Gancho de direita)

Os lutadores

Para além de um desporto altamente exigente e perigoso (a nivel de competições), o Muay thai é para muitos um estilo de vida e o que para participar num combate é necessário que um lutador reúna determinadas características. São elas:´
  • Não ter qualquer deficiência física;
  • Ter 15 anos de idade no mínimo;
  • Ter um peso mínimo de 45 kg;
  • Respeitar todas as condições que constam no manual médico do Conselho Mundial de Muay Thai.
Quanto ao equipamento, apenas as luvas, que se encontram certificadas pelo Conselho Mundial de Muay Thai, são permitidas. Todos os praticantes devem utilizar luvas de combate e o peso de cada uma obedece à categoria de peso em que o desportista se insere. As luvas devem apresentar o seu formato original, de modo a que os lutadores partam em igualdade de circunstâncias. Antes do início de cada combate, um membro da comissão do jogo inspeciona as luvas de cada atleta. Existem algumas regras específicas no que diz respeito à indumentária de um lutador, nomeadamente, o que pode ou não utilizar:
  • Podem ser usados apenas calções de boxe e a sua cor depende do canto onde o lutador vai ficar;
  • Para garantir a segurança de um boxeur é necessário que cada lutador utilize uma virilha de proteção;
  • A utilização de cabelos longos e/ou barba é proibida;
  • Um cordão sagrado conhecido como Mongkol pode ser usado em torno da cabeça durante o ritual inicial, onde os desportistas homenageiam os mestres ancestrais de Muay Thai;
  • Podem ser utilizadas ligaduras elásticas nos braços ou nas pernas, contudo, não podem ser utilizados protetores nas canelas;
  • Não podem ser utilizadas qualquer tipo de joias ou materiais metalizados;
  • O uso de vaselina, gordura ou qualquer tipo de substância similar é proibido, pois assim um lutador estaria a ganhar uma vantagem desleal sobre o seu oponente;
  • É possível utilizar ligaduras elásticas no tornozelo por forma a proteger os pés.
Qualquer tipo de infração ao código de vestimenta pode resultar na desqualificação de um lutador antes mesmo do combate começar.[20]
Não há nenhuma luta como o Muay-Thai; punhos, cotovelos, joelhos e pés, tudo é usado e o lutador, não importando o tamanho que tenha jamais poderá ser derrotado, como foi exemplo o conhecido Nai Khanohn Tohm que no ano de 1774 foi considerado o primeiro lutador de Muay-Thai que imprimiu a arte com dignidade, levando a sua reputação como lutador para além das fronteiras da Tailândia, após derrotar nove lutadores de Myanmar num mesmo evento. Todos os nove lutadores de Burma forma derrotados.
Circular em salto, com bloqueio defensivo do adversário.

Condicionamento físico do atleta

Os métodos de treino (Brasil: treinamento) de Muay Thai para além de incrementar a aptidão física geral e combater o sedentarismo oferece a possibilidade de desenvolver força e explosão, velocidade e excelente resistência cardiovascular, assim como espírito de luta, adestrando ao atleta a uma capacidade de relaxar e de lidar com o estresse, habilitando-se a técnicas de relaxamento ou de treinamento autógeno. O treino de Muay Thai é hoje muito seguro graças a sofisticados protetores para o treino, que evoluíram muito para evitar danos aos lutadores entre as competições. O Muay Thai também prova ser muito efetivo fora do ringue e foi abraçado entusiasticamente por praticantes de grande variedade de atividades de defesa pessoal, desportivas, militares e de imposição da lei.[21]
O boxe tailandês tem vindo a ligar cada vez mais praticantes a esta forma de luta, por proporcionar uma apredizagem muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treino ajuda as crianças e adolescentes a ganharem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas, tal como a maioria dos desportos de combate. O atleta é submetido a uma preparação de elevado acondicionamento físico, apto para um combate impetuoso, lesivo e veloz.[22] Para além disto o atleta é compelido a um temperamento sagaz e uma interpretação de luta distinta. Sem a ideal condição física e psicológica o atleta terá dificuldades em realizar os movimentos técnicos e táticos, o que influenciará diretamente no resultado das lutas. O Muay Thai é um desporto complexo, podendo se diferenciar de acordo com o método de ensino aplicado o que é perceptível na diferença de treino entre o seu país de origem em relação à Europa e América. Os praticantes precisam de várias qualidades, as mais importantes são força, stamina e suplementos estratégicos. O que ainda mais ajuda, é a boa coordenação, ritmo, tempo e o balanço. Todos esses fatores físicos contribuem para o sucesso no Muay Thai.
Atualmente as artes maricais têm vindo a ter grande procura no mundo inteiro, com os torneios a acontecer, e a profissionalização do mesmo, com bolsas e premiações altas, são razões que incentivam cada vez mais à prática desta tradicional arte marcial. É uma das lutas com mais contato físico, apresentando grande agressividade. Os atletas precisam de ter muita resistência e força, além de uma coragem invulgar para a prática profissional.

O árbitro e os juízes

O Comité de Jogo do Muay Thai é composto por três juízes, um árbitro de ringue e um responsável máximo pela supervisão do confronto. Cada um tem funções específicas na observação do combate, no cumprimento das suas regras e na atribuição da vitória a um lutador. Num combate de Muay Thai, a atribuição da vitória está sujeita às regras e aos seguintes regulamentos:
  • Declara-se vitória quando se assiste a um KO. Esta situação acontece quando um lutador é derrubado e é incapaz de continuar a lutar dentro da contagem de 10 segundos;
  • Quando é atribuído um KO técnico. Pode ser atribuído nas respetivas condições:
  • Quando um lutador é seriamente ferido ou debilitado;
  • Quando um lutador não consegue continuar depois de um intervalo;
  • Por recomendação do médico, quando o árbitro não tem a certeza que um lutador pode continuar o jogo devido a lesão;
  • Quando ambos os jogadores estão seriamente feridos e não podem continuar o combate. Se tiverem sido realizados menos de três rounds, o empate é declarado, caso contrário decide-se o vencedor através do sistema de pontuação;
  • Quando um jogador está incapacitado de continuar o combate.
  • Quando um adversário se retira do combate devido a uma lesão;
  • Quando alguém não cumpre com as regras da modalidade;
  • Se os oponentes não estiverem a combater corretamente ou se estiverem a tentar enganar todas as partes, é declarado pelo árbitro do combate o veredicto de “sem decisão”;
  • Quando ocorre um evento externo ao combate que o leva a ser interrompido. Nestas situações, o árbitro do combate declara que o mesmo ficou “sem competição”;
  • Em igualdade pontual: quando as pontuações de ambos os lutadores são iguais; quando os dois boxeurs recebem uma contagem de 10 segundos.
Treino de Muay Thai no saco de boxe.

Vozes de comando

As vozes de comando poderão ser dadas em Tailandês ou em Inglês. São reconhecidas cinco ordens verbais:
  • SHAKE HANDS” – para que os Atletas se cumprimentem antes do inicio do combate
  • CHOK” (FIGHT) – para que os Atletas comessem ou continuem o combate.
  • YUD” (STOP) – para que os Atletas parem de combater.
  • YOUDDTI” (STOP) – para terminar o assalto ou o combate.
  • YACK” (BREAK) – para que os Atletas se separarem.
Quando aos Atletas é dada a voz “YACK” (BREAK), ambos têm de dar um passo atrás antes de continuar a combater

Faltas e violações às regras

  • Morder, cuspir, ou dar cabeçadas.
  • Luta estilo Wrestling ou Judo, chaves aos braços ou pernas. Agarrar o adversário pela cintura para efectuar projecção.
  • Cair deliberadamente sobre o adversário ou deixar-se cair ao Tapete.
  • Agarrar as cordas, por qualquer razão.
  • Cuspir intencionalmente o protetor de boca.
  • Insultar ou usar linguagem abusiva para o Árbitro, Segundos ou Público, durante o combate.
  • Atingir o adversário após o Árbitro dar ordem de paragem do combate ou quando este estiver no Tapete.
  • Golpear a área das virilhas, deliberadamente.

Pontuação

Todas as técnicas legais, que efectivamente atinjam áreas legais de ataque com velocidade, foco, equilíbrio e potência, serão consideradas como um ponto. Todas as técnicas devem ser executadas em potência. Qualquer técnica que apenas toque ou raspe no adversário não será pontuada.[23]

Duração do combate

No Muay Thai, cada combate tem a duração de 5 rounds e cada round dura três minutos. Qualquer período de paragem não é contabilizado como tempo de combate e no final de cada round, existe um período de descanso de dois minutos que serve para os lutadores limparem as suas feridas e recuperarem as suas forças.
Ritual Wai Kru

Tradições

A tradição de uma série de rituais é referência no Muay Thai desde os seus primórdios até hoje, que continuam a ser reverenciados como parte fulcral desta tradicional arte marcial. Desta tradição destacam-se:
Khuen Kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno;
Krob Kru - Cerimónia que ocorre na Tailândia quando um aluno se torna professor;
Wai Kru - Ritual de respeito ao mestre;
Wai Kru - Também chamado de Khuen Kru é uma cerimónia para homenagear o mestre. Todos os anos é redito uma homenagem ao mestre. A isto é chamado "Yohk Kru", contudo, sempre que os pupilos queiram usar o conhecimento a eles ensinado, começam sempre por pagar o respeito "homenageando" seu mestre. Essa ação é chamada de Wai Kru ou Bucha Kru "para prestar homenagem ao mestre".
Wai significa "pagar o respeito" e Kru significa "professor".
Ram Muay - Ritual que mantém os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com o propósito de que nenhum mal ocorra com lutador e o seu mestre. Após a apresentação do Wai Kru, é iniciado o Ram Muay que é um método de aquecimento e alongamento que consiste em desenvolver uma série de movimentos previamente estabelecidos ou improvisados em torno do ringue.
Mongkon - Objeto que é colocado na cabeça do lutador pelo professor para dar sorte. Antes de Wai kru, o treinador coloca o objeto sagrado na cabeça do atleta, permitindo através da sua posição e formato, distinguir o respetivo local de onde o lutador tem a sua origem tal como quem é o seu treinador. Apenas o treinador é responsável por colocar e retirar o Mongkon da cabeça do lutador.
Prajied - Corda trançada colocada no braço do aluno. Esta não serve para indicar a graduação do atleta, como é encarado por muitos.[24]
Sawadee Krap - Cumprimento masculino.
Sawadee Kaa - Cumprimento feminino.
Sawadee Krap ou Kaa Kru Muay - Cumprimento ao Professor.
Sawadee Krap ou Kaa Arjarn Muay - Cumprimento ao Mestre.
Também dentro das tradições usa-se o Pong Malai uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador, o Pong Malai é dado pelos colegas ao lutador e serve para dar sorte. Isto faz parte da cultura tailandesa fora do ringue.
Ram Muay empregue antes do início do combate.

Ram Muay enquanto treino de Muay Thai

Os lutadores que apresentam o mesmo estilo de dança são da mesma escola. A dança serve também como aquecimento antes do início do combate, sendo igualmente uma forma de relaxamento preparando o competidor física e mentalmente. Praticando o Ram Muay, o lutador acredita que a sorte estará ao seu lado livrando-o de qualquer temor. O Ram Muay é executado de acordo com as instruções e estilo do treinador, variando de região para região e de treinador para treinador.[25]
Em todo o treino de Muay Thai, o Ram Muay faz parte de etapa fundamental do treino. Keun Kru ou Yok Kru é denominado aquando o instrutor aceita o estudante, assim como quando o estudante aceita o instrutor para treiná-lo. No passado, o aluno era obrigado a servir o seu mestre por um determinado período de tempo antes do treino própriamente dito tomar início. Durante este período o mestre observava o aluno assegurando a confiabilidade do mesmo, tal como a sua honestidade e capacidade como atributos de alguém digno de apredizagem desta arte. Uma vez que o professor estivesse satisfeito com o desempenho do aluno, seria determinado por ele mesmo, administrar o Khuen kru, (em algumas áreas é chamado de Yohk kru). Esta cerimónia marca o ponto em que mestre e aluno aceitam-se ao outro. O estudante passa ao dever de cumprir as regras e regulamentos estatuidos pelo seu mestre. O Ram Muay era executado no passado como forma de prestar homenagem ao rei que normalmente seria um espectador por quase todo o tempo. O Ram Muay não só é um modo de demonstrar respeito ao treinador, como também é um ritual que presta homenagem aos treinadores dos actuais mestres e a todos os outros antes deles. Conseqüentemente, o Ram Muay é uma tradição que preserva a arte do Muay Thai, não permitindo perder a sua autenticidade. O Ram Muay seria a primeira etapa a ser transmitida ao principiante do Muay Thai.[26]

Música tradicional do Muay Thai

O Muay Thai teve um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à actualidade, contudo a música empregue à centenas de anos pervaleceu inalterada com o passar do tempo. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão para a luta, é considerada uma característica única do Muay Thai.
Para a dança um dos métodos utilizados para a música é o gravador (Fita cassete, CD), no entanto para a luta é imprescindível a música ao vivo. Enquanto decorrem os rituais preparatórios para a luta com a preparação do lutador, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. São três os instrumentos empregados na realização da música para o Muay Thai designadamente a Flauta de "Java" (Pi), címbalo (Ching) e três tipos de tambores diferentes (Glawng Khaek).[27]

Estilos de Muay Thai

Cada academia, cada Kru possui algumas peculiaridades que podem definir melhor o seu estilo de luta. Estas nuances podem-se evidenciar quando se atenta nas bases e posturas dos lutadores tailandeses. De entre os estilos podem ser sitados:
  • Muay Chaiya - Um estilo do sul da Tailândia, criado na cidade de Chaiya da província de Surathani.
  • Muay Maa Yang - É um estilo subestimado de Muay Thai original do sul. Apelidado de "Maa Yang" vem da expressão "Jaunts".
  • Muay Korat - Com mais de 1000 anos, o Muay Korat contém o nome do lugar de sua origem, em Korat Rachasima que fica situado na região leste da Tailândia.
  • Muay thasao - Da região norte da Tailândia este estilo tem ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de "ling lom" (lit. macaco ventoso).[28][29]
(Ver: Muay Boran)

Exímios atletas de Muay Thai

Muay Thai na Tailândia

Atualmente, não existem campeões nacionais nem campeões estaduais, como noutros desportos de combate. Existem dois estádios principais na Tailândia: o "Lumpinee" e o "Radatchamnoen", que são chamados de "Camps" e que possuem lugares para 20.000 pessoas. Existem, assim, dois campeões: o de Lumpinee e o de Radatcham, formando-se um ranking para cada um deles, o qual é bastante disputado. A luta na Tailândia é, para muitos, um meio para a sobrevivência, principalmente em épocas de seca. Os lutadores vão para os campos instalando-se neles, onde, por vezes, lutam em troca de comida e alojamento. Os jovens começam a praticar Muay Thai aos nove anos, e aos 15 tornam-se profissionais, muitos são até campeões. A partir daí, só combatem pela disputa do dinheiro. O Muay Thai é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões. É adjudicada a cada combate uma música de fundo que aumenta ou diminui o compasso da mesma conforme o ritmo da luta. Antes de cada luta é executado um ritual, solicitando proteção e sorte aos lutadores, onde por vezes é assim homenageado o técnico. Esse ritual é chamado de "Ram Muay" e é diferente de escola para escola.[52]

Particularidades sobre o Muay Thai

Na Tailândia o dia 17 de março é considerado o dia do Muay-Thai a nível nacional e a quinta-feira é encarada como o dia dos mestres e dos professores de Muay Thai. Outrora, o nome do Muay-Thai foi Ram Mad Muay, contudo denominação Muay Thai começou a ser pronunciada a partir do rei Rama II (Pra Buddha La Napa-Lai) (2352-2367 do calendário budista, 1809-1824 d.C.). Quando jovem, o Rei treinou no centro de treino Bang Wa Yai (Wat Rakangkositaram) com o mestre e general do exército, Somdet Prawanarat (Tong You). Aos 16 anos de idade, teria aprendido mais aprofundadamente o Muay Thai no deparatamento de Boxe da época. Foi então que alterou o nome "Ram Mad Muay" para Muay Thai.
A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o Muay Thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos para fazer de um praticante um atleta quase imbatível, segundo os tailandeses. Tal como o ataque da cobra naja, os golpes do Muay Thai devem ser velozes e precisos, aliados a um reflexo instintivo obtendo-se o resultado desejado na luta (a vitória). Alguns lutadores tailandeses bebiam o sangue da naja antes da luta como forma de encorajamento, segundo os costumes milenares.[53]
No dia 23 de dezembro o Ratchadamnoen Boxing Stadium foi oficialmente aberto. O Sr. Pramote Puengsoonthorn foi o seu dono e Praya Chindharakak o administrador. O promotor era o sr. Chit Ampolsin "Kru Chit".
Na entrada do lutador tailandês para o ringue, este jamais passa por entre as cordas do tablado. A entrada é efetuada sempre por cima da corda mais alta. Isto porque para os tailandeses a parte mais importante do corpo é a cabeça. Praticamente como um objeto sagrado. Os pés pelo contrário são considerados a parte do corpo mais insignificante, indecorosos e humildes. O lutador antes do combate dirige-se ao centro do ringue e saúda os quatro cantos do mesmo, demonstrando respeito a todo o público alí presente.
Na Tailândia, os monges budistas mantêm a tradição dos antigos guerreiros tatuando o próprio corpo como forma de encontro à proteção divina.[54]
Depois da Tailândia, a Holanda é considerada o celeiro do Muay Thai. Os lutadores holandeses têm-se destacado mais do que os tailandeses em categorias acima de 70 kg. Contudo nas categorias abaixo, os Tailandeses são considerados inúmeras vezes os melhores a nível mundial.[55]
O Muay Thai foi-se desenvolvendo ao longo dos tempos, no entanto a música durante os combates permanece inalterada até então, com a utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão para a luta, sendo considerada uma característica única do Muay Thai.

Graduação

Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe uma graduação na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc...
Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação. A única coisa que conta é a experiência de luta do lutador. Aliás, na Tailândia as categorias: amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de dez ou doze anos já são lutadores profissionais. A categoria de lutador amador é mais usada para estrangeiros que vão lutar na Tailândia, não por tailandeses.
Na Tailândia o Muay Thai é um emprego, um meio de sobrevivência, os lutadores lutam para sobreviver, para ganharem seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres. Nem mesmo as faixas utilizadas no braço fazem sentido. Estas, são usadas meramente por tradição e misticismo (para proteção do lutador), não para demonstrar algum tipo de graduação.

Sistema internacional

No ocidente, devido à necessidade cultural de graduar e avaliar alunos, algumas federações e alguns mestres criam alguns sistemas de graduações. Estes sistemas são muito utilizados na Europa, principalmente na Inglaterra e França. O mais usual é a faixa de braço com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do mestre ou federação. As cores variam de federação para federação ou de mestre para mestre. Uma coisa que definitivamente o Muay Thai não usa em nenhum país do mundo são as faixas na cintura como forma de graduação. Com a expansão do Muay Thai pelo mundo, foi criado um sistema de graduações que tem como critério à evolução do praticante dentro desta arte marcial. A graduação simbolizada pelo Prajied é uma espécie de tarja colocada no braço do praticante (nos bíceps) com a respectiva cor da sua graduação.[carece de fontes]

Sistema de graduação no ocidente

Khan Nueng - Branco - Iniciante
Khan Song - Amarelo - Iniciante
Khan Sam - Amarelo e Branco - Iniciante
Khan Sih - Verde - Iniciante
Khan Hah - Verde e Branco - Intermediário
Khan Hok - Azul - Intermediário
Khan Jed - Azul e Branco - Intermediário
Khan Pad - Castanho - Avançado
Khan Kaoh - Castanho e Branco - Avançado
10º Khan Sib - Vermelho - Instrutor em curso
11º Khan Sib Ed - Vermelho e Branco - Instrutor
12º Khan Sib Song - Preto - Professor em adestramento
13º Khan Sib Sam - Preto e branco - Professor
14º Khan Sib Sih - Prata - Mestre ( Arjarn )
15º Khan Sib Sah - Dourada - Grão mestre
Este sistema de graduação rege-se segundo a Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT),[56] apesar de não existir qualquer similitude com qualquer tipo de graduação existente na Tailândia.

Pronúncias Tailandesas do Muay Thai

  • Muay Thai - (Luta da Liberdade)
  • Boxe Sombra - Dtoi Lom
  • Bloqueo de golpe (Almofada) - Pao
  • Arremeso - Tumyan
  • Clinch - Diab
  • Nocaute - KO - Phet Rao
  • Joelhada - khow
  • Cotovelada - Sook
  • Cruzado - Mat hook
  • Uppercut – mat ngad
  • Direto – mat throng
  • Pontapé frontal - Teep
  • Circular (Canelada) - Te ( Diog Yan )
  • Defesa com a canela - Kaak
  • Golpes aéreos - Join
  • Sparring - Len Chen
  • Escolas/Academias – KAI Camp
[57]

Galeria

Referências

  1. Colman, David (9 de Janeiro de 2005). It's Hand-to-Hand for a Keeper of Faces. New York Times. Página visitada em 10 de Agosto de 2010.
  2. Fuller, Thomas (16 de Setembro de 2007). Sugar and Spice and a Vicious Right. New York Times. Página visitada em 10 de Agosto de 2010.
  3. Get fit the muaythai way. Página visitada em 2 de setembro 2011.
  4. http://www.upvnthaikickboxing.com/historia.html
  5. http://www.upvnthaikickboxing.com/historia.html?start=2
  6. http://alunos.lis.ulusiada.pt/11071305/historia.htm
  7. http://pt.scribd.com/doc/44522683/Apostila-Muay-Thai-2009-2010
  8. Técnicas, [1]
  9. http://www.krumuaythai.com/Verdade3.htm
  10. Técnicas de pernas no Muay Thai, [2]
  11. http://www.krumuaythai.com/Tecnicas1.htm
  12. http://www.muaythaiargentina.com/reglamento.htm
  13. Estilos de Mae Mai Muay Thai, [3]
  14. Nomes de movimentos do Mae Mai, [4]
  15. Estilo Look Muay Thai, [5]
  16. Designação dos movimentos de Look Muay, [6]
  17. Estilos do Muay Thai, [7]
  18. Métodos de utilização do punhos, cotovelos, pernas e joelhos, [8]
  19. http://www.iltonmuaythai.com/2009/08/tradicoes-do-muay-thai-wikipedia.html
  20. http://lutasartesmarciais.com/artigos/regras-principais-muay-thai
  21. http://www.academialinhadefrente.com.br/muaythai.htm
  22. Condicionamento físico do atleta, [9]
  23. http://www.fpkbmt.com/disciplinas/ver.php?id=2
  24. http://www.fgmtt.com.br/muaythai.html
  25. http://www.womenkickboxing.com/rammuay.htm
  26. http://www.golden-camp.com/2009/12/conheca-o-muay-thai-wai-kru-e-ram-muay.html
  27. http://www.oocities.org/br/muaythaipiraju/
  28. Estilos de Muay Thai, [10]
  29. Estilos antigos de Muay Thai na Tailândia, [11]
  30. http://streetfighter.wikia.com/wiki/Sagat
  31. http://www.headkicklegend.com/2011/5/16/2172963/mmhk-5-9-to-5-15-badr-hari-returns-in-lyon-muay-thai-in-france-and
  32. http://www.sbnation.com/mma/fighter/124815/tyrone-spong
  33. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-1.htm
  34. Kittipong Thongsombat. "Buakhao ready for defence", 2012-03-22, p. 12.
  35. http://www.liverkick.com/index.php?option=com_content&view=article&id=491:kongsak-sitboonmee-the-best-fighter-in-thailand&catid=37:non-k-
  36. http://k-1sport.de/en/database/show_fighter.php?id=291
  37. http://www.muaythaionline.org/features/ramondekkers.html
  38. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-1.htm
  39. An interview 2009-09-24Predefinição:Jp icon
  40. Twitch Film,ONG BAK Star Tony Jaa Joins The Monkhood. May 28, 2010.
  41. http://punchdrunkgamer.com/?view=article&catid=30%3Ainterviews&id=204%3Akaman-june08&option=com_content&Itemid=72
  42. "Biography « Giorgio Petrosyan", Official website
  43. http://www.boutreview.com/data/reports05/060702njkf.html
  44. http://en.wikipedia.org/wiki/Samart_Payakaroon
  45. http://www.fairtex.com/fighters.php?styleid=1&fid=14
  46. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-1.htm
  47. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-1.htm
  48. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-1.htm
  49. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-2.htm
  50. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-2.htm
  51. http://www.usmta.com/All%20time%20Champs-2.htm
  52. http://www.shaolin.ee/pdf/Ch1.pdf
  53. http://www.academiatozi.com.br/muay-thai/mais-curiosidades-do-muay-thai
  54. http://esporte.hsw.uol.com.br/muaythai5.htm
  55. http://esporte.hsw.uol.com.br/muaythai5.htm
  56. [12] FGMTT - Federação Gaúcha de Muay Thai Tradicional
  57. http://pt.scribd.com/doc/44522683/Apostila-Muay-Thai-2009-2010

Ver também

Ligações externas


Nenhum comentário:

Postar um comentário